1 de junho de 2011

Limpe sem poluir

   Antigamente, ou no tempo dos nossos avós como queiram, a limpeza era feita, com escova, água e sabão ou outro preparado caseiro à base de algum produto vegetal ou animal.
Nossos avós simplificavam a vida, colocavam “mãos à obra”, tinham espaço, verde da relva para branquear roupas, o sol por ajudante e água límpida da fonte, poços ou rios.
As fórmulas, eram passadas de boca em boca e o exemplo era o melhor professor - não havia propaganda!
Com o desenvolvimento da técnica, das necessidades econômicas, o ritmo de vida foi acelerado, o espaço foi ficando restrito, o tempo tornou-se pouco para tanta agitação e começaram a surgir as “facilidades domésticas”. Surgiram então os detergentes, os lava-vidros, os desinfetantes, os purificadores de ar, e toda esta parafernália que aumenta o teu tempo hoje e encurta-o amanhã. E enquanto nos deliciávamos com todo este “avanço” em nossas pias, nuvens silenciosas de destruição foram se instalando em nossos rios.
     Mesmo com o surgimento dos ditos “biodegradáveis” continuamos poluindo o nosso ambiente, pois já em 1980 órgãos do governo informavam que, a partir de testes feitos pelo University of Mineral Resources do Colorado - EUA existem referências de que o LAB (usado em produtos propagandeados como tal) não degrada em determinadas temperaturas da água, causando ainda danos à fauna e à flora. Além disto temos os aditivos que acompanham estes produtos, como os corantes, perfumes, silicato, etc. Na verdade gritamos contra um dos componentes dos detergentes e esquecemos todos os outros usados para satisfazer nossa necessidade do “belo”;”o mais perfumado”;”o que deixa mais branco”, e assim por diante. Mas durante este período sombrio em que parecíamos esquecidos do quão importante é o ambiente natural, pessoas persistentemente carregam através do tempo, receitas simples de como limpar sem poluir. Pessoas, como Wanda Seibt, que, anotando, guardando e informando conseguiram preservar alternativas tão necessárias... E é devido a pessoas como Wanda que este fascículo saiu. São receitas simples, fáceis de fazer e usar. É só colocar... Mãos à obra!

SABÃO DE ABACATE

5 kg de massa de abacate
½ kg de sebo derretido ou banha
400g de soda comercial
150g de breu (Em ferragens ou Casas de Prod. Químicos)
MODO DE FAZER: Colher o abacate com cuidado para não machucá-lo e guardá-lo à sombra até que fique maduro. Após maduro, cortar o abacate ao meio, retirar o caroço e a casca da massa. Colocar toda a massa numa vasilha bem limpa e acrescentar a soda, sebo ou banha e o breu. Mexer por uma hora. Colocar numa caixa forrada com plástico e deixar 24 horas para secar (dependendo da umidade do ar algumas vezes é preciso deixar mais tempo).
Cortar em barras. Para maior consistênci, acrescentar 2 a 3 colheres de farinha de milho, ou cinzas.

SABÃO DE SOJA

1kg de feijão-soja
½ kg de sebo derretido ou banha
200g de soda
150 g de breu
2 litros de água
MODO DE FAZER: Deixe a soja de molho durante 8 a 12 horas. Moa em liquidificador. Desmanche a soja na água e sebo derretido, ou banha. Acrescente o breu e a soda - aos outros ingredientes. Leve ao fogo brando. Mexa bem até ferver. Despeje em forma ou caixa forrada com papel impermeável. Deixe secar durante algumas horas. Corte em barras. Para melhorar a consistência observar indicação da receita acima.

SABÃO LÍQUIDO

½ kg de sabão de coco ou glicerina
Suco de dois limões
4 colheres (sopa) de amoníaco
6 litros de água
MODO DE FAZER: Dissolver pedaços de sabão picados ou ralados, em um litro de água fervente. Adicionar cinco litros de água fria junto com o suco de limão e o amoníaco. Guardar em garrafas.
Obs: Para usar na máquina de lavar observar se o sabão está bem líquido. Caso não esteja, aquecer um pouco antes de usá-lo. Com o frio este sabão tende a ficar com uma consistência mais firme.

SABÃO LÍQUIDO SIMPLES

½ kg de restos de sabão em barra
5 litros de água
MODO DE FAZER: Rale os pedaços de sabão comum, de glicerina, de coco e de sabonete. Junte tudo à água que deve estar quente. Ferver se necessário. Distribuir em garrafas.
Obs: Caso queira usar em máquina de lavar cuidar para que esteja bem líquido.

AMACIANTE DE ROUPA

1sabonete infantil
3 litros de água
2colheres (sopa) de glicerina líquida
2colheres (sopa) de água de rosas
MODO DE FAZER: Ralar o sabonete. Ferver um litro de água e colocar o sabonete ralado para dissolver. Se necessário levar a mistura ao fogo. Juntar os outros ingredientes. Misturar bem. Distribuir em garrafas.
Obs: No verão aconselha-se guardar o amaciante na geladeira.


 DESINFETANTE

5 litros de água
750g de sabão de coco
1copo médio de hidróxido de amônio (ou 50g de sal amoníaco)
MODO DE FAZER: Ralar o sabão e dissolver num pouco de água quente. Quando esfriar, juntar o resto da água e o amoníaco. Guardar em garrafas. (O sal amoníaco é encontrado em Supermercados, Farmácias ou Casas de Prod. Químicos.)

REMOVEDORES DE MANCHAS

Manchas de banha, manteiga, cera e graxa: Colocar a mancha entre duas folhas mata-borrão e passar com ferro quente. Aplicar talco. Lavar com água quente e sabão de coco.
Mancha de graxa-patente: Colocar sobre a mancha previamente molhada com água morna, uma camada de banha. Expor ao sol para derreter a banha e faze-la penetrar no tecido.
Após lavar com sabão em barra e água morna..
Mancha de café com leite: Lavar com água morna e sabão.
Mancha de chocolate: Lavar com água quente e sabão.
Mancha de frutas: usar água morna, leite azedo, suco fresco de limão ou vinagre forte incolor.
Mancha de ferrugem: Colocar sobre a mancha sumo de limão e sal. Expor ao sol até que desapareça a cor da ferrugem. Molhar se necessário. Após desaparecer a mancha lavar o tecido com água e sabão.
Mancha de sangue: Lavar com água fria, sal de cozinha a 5% (5g em 100ml de água) ou água morna com sabão de coco.Mancha de tinta de escrever: Lavar com água morna, sumo fresco de limão e leite azedo.

LIMPEZA EM GERAL

Panela de alumínio: Esfregar com “bombril” e sabão de glicerina.
Panelas com gordura: Passar papel jornal para retirar a gordura. Lavar com água quente e sabão.
Copos e cristais: Mergulhar as peças em uma solução de água e vinagre com uma batata crua cortada em fatias. Deixar de molho durante algum tempo e enxaguar bem.
Prataria: Lavar com uma solução de água quente, vinagre e bicarbonato. Deixe de molho por algum tempo e enxágüe com água limpa.
Vidros de janela e espelhos: Passar um pano embebido em uma mistura de partes iguais de água e álcool.
Pias e sanitários: Depois de lavar com água e sabão, passar um pano com álcool.
 Sanitário com odor de urina: Lavar com uma solução de creolina preparada com duas colheres de sopa de creolina para um litro de água.
Móveis de couro: Passar um pano de lã embebido com leite. Depois de secar, passar um pano de lã limpo para dar brilho.
Móveis de madeira: Passar um pano de lã embebido com uma mistura de óleo de cozinha e vinagre. Depois passar um pano de lã limpo e seco. Remove o pó e dá brilho. (mistura1:1)
Armários com mofo: Retire as roupas dos armários e passe, no interior – gavetas e prateleiras – um pano umedecido em essência de terebintina. Deixe por algum tempo os armários abertos para sair o cheiro e coloque novamente as roupas no lugar. Se os armários de louça forem de madeira use o mesmo processo. Caso sejam forrados de fórmica ou de azulejo, passe um pano umedecido em vinagre puro e deixe secar ao ar. Para evitar a umidade, coloque no interior dos armários, vidros de boca larga, cheios até a metade com cal para absorver a umidade.
Ambientes com muita fumaça: Colocar um pires com vinagre em baixo do sofá ou algum outro móvel. Dissipa o ar viciado.


Bibliografia:
-          Suplemento "jornal da família”, seção “Qual o seu problema”, O Globo, 23/12/84.
-          Lavoura arrozeira,  Porto Alegre, Jan./Fev. 1985.
-          Jornal Zero Hora, 09/9/81 pág 34.
-          Anais da Associação Brasileira de Química - Vol. XXIX –1978 –1-2.
-          ZH Campo e Lavoura - 03/05/85 pág. 04.


REALIZAÇÃO: ADFG
AÇÃO DEMOCRÁTICA FEMININA GAÚCHA
SEÇÃO DE ECOLOGIA: AMIGOS DA TERRA

Nota do blog: ADFG - Ação Democrática Feminina Gaúcha é a entidade que deu origem à Amigos da Terra Brasil 





Nenhum comentário: